Dando sequência ao tópico sobre processos administrativos, o próximo que gostaria de comentar é o processo Reclamation ou Space Reclaim.
Processo RECLAMATION
Basicamente, este processo tem como objetivo agrupar dados que estão espalhados em diversas fitas com baixa porcentagem de utilização, movendo esses dados para uma nova fita, fazendo com que as fitas com baixa utilização voltem a ficar com status SCRATCH.
Acompanhe as ilustrações a seguir.:
Na ilustração acima, percebemos que a fita está com 100% de utilização. Após um período, a mesma fica fragmentada, uma vez que o processo de expiração de dados está efetuando a limpeza conforme política definida. O reclaim faz com que todas as fitas nesse estado, tenham os dados reagrupados e movidos para uma nova fita, fazendo com que as fitas sejam melhor utilizadas.
Acompanhem este outro exemplo.:
Podemos observar que em um primeiro momento, um grupo de fitas de diversos clients, estão com sua capacidade máxima de dados armazenados.
Em seguida, conforme a política de retenção de dados aplicada, alguns dados vão sendo expirados e portanto as fitas começam a ficar com espaços vazios.
Após definir o threshold a ser configurado, o processo de space reclaim, reclamation ou simplesmente reclaim, é iniciado e todos os dados são consolidados em um menor número possível de fitas.
- Agiliza os processos de restores
- Possibilita que as fitas sejam liberadas para re-utilização
- Não há necessidade de aguardar a expiração de todos os dados
- Menor custo, já que com isso, é possível reutilizar mais vezes as fitas com baixa porcentagem de utilização, evitando assim, compra de novas fitas
O reclaim é um processo administrativo e portanto pode-se criar um schedule para que fique programado sua execução automaticamente no ambiente, sem intervenção do administrador.
Processo MOVE DATA
O processo de move data é igual ao reclaim, porém o mesmo é executado manualmente.
No próximo post, falarei sobre o processo de COLLOCATION e EXPIRATION.
Tenham todos um ótimo dia.
Olá, Jefferson! Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirSó um adendo ao processo MOVE DATA, apesar de similar ao SPACE RECLAMATION, o mesmo não é igual.
O MOVE DATA movimenta dados entre volumes não sequenciais e inclusive entre storage pools diferentes, o que não ocorre com o space reclamation.
Um grande abraço!
Fala Cartola, tudo bom? Você tem razão, acho que é uma atividade tão corriqueira para quem está acostumado, que foi uma falha mesmo em não alertar! Já trabalhei em uma empresa onde dados foram misturados entre stgpools porque na época alguns operadores faziam move data para disco, porém para disco de outro pool, o que misturou diversos dados. Valeu pelo complemento e contribuição ao blog. Se identificar algum outro erro, não deixe de escrever. Um abraço.
ExcluirGrande Sassão
ResponderExcluir