quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Arquitetura da política de backup

Conforme havia comentado ontem, hoje quero abordar um tópico sobre a arquitetura da política de backup no TSMServer.

Há 4 níveis de objetos de política.:
  • Policy Domain
  • Policy Set
  • Management Class
  • Copy Groups
Vamos entrar nos detalhes de cada um.:



  • POLICY DOMAIN
Esta é o topo da estrutura da política e o mais simples em relação ao seu conteúdo e configuração.

A Policy Domain permite agrupar client nodes logicamente, por características semelhantes, como por exemplo, pelo tipo de plataforma - AIX Domain, Windows Domain -, ou ainda, pelo tipo de dados a ser copiado, por exemplo, todos os nodes de backup de banco de dados Oracle, SQL..etc.

Outro tipo de uso é agrupar os nodes por função organizacional, por exemplo, departamento financeiro da localidade São Paulo.

Existem apenas 3 parâmetros para serem setados.:

  • DESCRIPTION - Descrição do domínio, algo que determine a característica / identificação deste domínio
  • BACKRETENTION - Esse parâmetro fica válido apenas quando toda estrutura que está abaixo do Domain relativo a um BACKUP é deletado, ou seja, se todas as políticas do TSM forem deletadas, os backups armazenados assumem a retenção setada nesse parâmetro. 30 dias é o valor default desse parâmetro.
  • ARCHIRETENTION - Esse parâmetro fica válido apenas quanto toda a estrutura que está abaixo do Domain relativo a um ARCHIVE é deletado, ou seja, se todas as políticas do TSM forem deletadas, os archives armazenados asusmem a retenção setada nesse parâmetro. 365 dias é o valor default desse parâmetro.

  • POLICY SET
Esta é a segunda camada de objetos da estrutura da política de backup. O único parâmetro a ser definido na criação de uma Policy Set é DESCRIPTION

  • Apenas 01 (UMA) policy set pode estar ACTIVE em um Domain por vez. Podem haver várias Policy's Set definidas em uma Policy Domain, mas apenas UM deles será a ativa.
  • A Policy Set ACTIVE é quem contém as Management Classes que serão associadas aos BACKUPS e ARCHIVES realizados.
  • Quando uma Policy Set é ACTIVATED, o conteúdo dessa política é copiada para a política que terá o nome ACTIVE.
  • Comandos possíveis para uma Policy Set.: define, copy, validate, activate, e também a descrição pode ser atualizada.

  • MANAGEMENT CLASS
O terceiro nível da estrutura da política de backup é a MANAGEMENT CLASS, que podem ser quantas classes necessitar.

Cada MGMT Class pode conter um BACKUP COPYGROUP e/ou um ARCHIVE COPYGROUP. É necessário a definição desses Copy Groups de acordo com o tipo de operação que deseja executar (BACKUP e/ou ARCHIVE).

Para ativar uma Policy Set é necessário pelo menos uma MGMT Class e deve ter, obrigatoriamente, uma MGMT Class que é definida como DEFAULT.

As MGMT Class também gerenciam o modo de armazenamento do HSM. Os parâmetros que devem ser setados são.: SPACEMGTECHNIQUE, AUTOMIGNONUSE, MIGREQUIRESBKUP, MIGDESTINATION.

Os objetos gravados são associados a uma MGMT Class através da opção INCLUDE, que é setada no client node (dsm.sys ou dsm.opt), como no exemplo abaixo.:

INCLUDE * MGMT_30D

Neste exemplo todos os objetos gravados no servidor, estarão associados a MGMT Class de retenção 30 dias.
Se nenhuma MGMT Class for associada ao objeto, a MGMT Class Default é utilizada.


  • COPYGROUP
Último nível da estrutura da política de backup é o Copy Group. Existem 2 tipos de Copy Group : BACKUP e ARCHIVE


Cada tipo contém parâmetros determinados que setam quanto tempo o objeto permanecerá retido ou quando ele será deletado.

Todos os Copy Group's chamam : STANDARD. Eles são diferenciados pela estrutura de MGMT Class, Policy Set e Policy Domain que está associado.



  • BACKUP COPYGROUP:

Determina o destino dos objetos do tipo BACKUP e sua retenção. Seguem os principais parâmetros.:

  • DESTINATION : determina o Storage Pool primário onde os dados serão inicialmente armazenados. O mesmo pode ser um STGPOOL de disco, fita, etc. Não pode ser um Copy Storage Pool.

  • FREQUENCY.: frequência de quanto o TSM pode copiar um objeto. Esse parâmetro é usado apenas para o Backup tipo Incremental, sendo ignorado no Backup tipo Seletivo. O valor default é 0, ou seja, que o objeto seja copiado independente de quando foi copiado na última vez.

  • VEREXISTS.: É o número máximo de versões de um mesmo objeto que serão retidas se esse objeto existir fisicamente no servidor. Default é 2, e pode ser setado de 1 a 9999, ou Nolimit.


  • VERDELETED.: É o número máximo de versões de um mesmo objeto que serão retidas se esse objeto for DELETADO fisicamente no servidor. Default é 1, e pode ser setado de 1 a 9999, ou Nolimit.

  • RETEXTRA.: É o número de dias de retenção de um objeto após ele se tornar inativo. O default é 30 dias. Pode ser setado de 0 a 9999 , ou Nolimit.

  • RETONLY.: É o número de dias de retenção de um objeto após ser deletado fisicamente do servidor. O default é 60 dias. Pode ser setado de 0 a 9999 , ou Nolimit
Uma observação importante.: Esses parâmetros são válidos para as versões inativas dos objetos. A versão ativa fica armazenada “para sempre” ou até que o arquivo seja deletado fisicamente do servidor.

Continuando...

  • MODE.: Determina se o TSM irá copiar o objeto somente se houve alteração neste objeto desde o último backup, ou se sempre que o cliente executar um backup. Os valores são MODIFIED (defalut) e ABSOLUTE (Full)

  • SERIALIZATION.: Determina o que deve ser feito com os objetos que são modificados durante a execução do backup. Os possiveis valores são.:

  1. SHRSTATIC (default).: Tenta gravar o objeto "n" vezes. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é ignorado.
  2. STATIC.: Tenta gravar o objeto 1 (UMA) vez. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é ignorado falha.
  3. SHRDYNAMIC.: Tenta gravar o objeto "n" vezes. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é copiado da forma que estiver.
  4. DYNAMIC.: O objeto é copiado da forma que estiver.

  • ARCHIVE COPYGROUP

Determina o destino dos objetos do tipo ARCHIVE e sua retenção. Seguem os principais parâmetros :



  • DESTINATION.: Determina o STGPOOL primário onde os objetos serão inicialmente armazenados. Obs.: Não pode ser um copy storage pool.
  • RETVER.: Número de dias de retenção de um archive. O default é 365 dias. Pode ser setado de 0 a 30000, ou Nolimit.
  • SERIALIZATION.: Determina o que deve ser feito com os objetos que são modificados durante um backup. Seguem os possíveis valores.:
  1. SHRSTATIC (default).: Tenta gravar o objeto "n" vezes. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é ignorado.
  2. STATIC.: Tenta gravar o objeto 1 (UMA) vez. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é ignorado falha.
  3. SHRDYNAMIC.: Tenta gravar o objeto "n" vezes. Se o mesmo continuar sendo modificado, o objeto é copiado da forma que estiver.
  4. DYNAMIC.: O objeto é copiado da forma que estiver.
Uma última observação.: Caso uma MGMT Class seja apagada, todos os dados que estavam associados a ela, serão associados a política DEFAULT.
Tomem cuidado com as “limpezas”, pois a política default pode ter uma retenção inferior a politica que foi deletada.

Tenham todos um ótimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário