quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alguns componentes do TSMServer

Hoje gostaria de escrever um pouco sobre alguns componentes do TSMServer. É bom para que tenhamos uma noção quando tratarmos de questões mais técnicas.

  • Administração.:
É possível realizar a administração do TSMServer através da Interface Administrativa. Com ela é possível definir políticas de backup, definir schedules de backup, realizar o gerenciamento de fitas, verificar status de backup, etc..
Normalmente acessada via interface Web - http://localhost:1580/ ou via command line - dsmadmc
Eu particularmente, tenho maior afinidade com a linha de comando. Mas isso varia de pessoa para pessoa.

  • Client Node ou simplesmente Node.:
Um node no TSMServer pode ser um servidor de aplicação, um servidor de banco de dados ou até mesmo uma estação de trabalho de um usuário, que se conecta ao TSMServer para execução de backup.
No TSMServer é realizado o registro desse node.
No servidor/estação, é necessário a instalação do binário do TSMClient para que o node seja autenticado e portanto tenha permissão de acesso ao TSMServer para execução de backups.

  • Device Class
Uma device class é uma entidade lógica do TSMServer. Nela você associa o hardware que está utilizando, - pode ser um robo, autoloader, ou até mesmo um drive stand-alone - , a um storage pool. Podemos ter diversos robos conectados ao TSMServer, sendo cada um, uma device class, gravando ou migrando dados entre eles, como por exemplo, usar um robo que está localizado em um site para gravar backups de produção e utilizar um robo que está em outro site para duplicar esses dados para Offsite.

Podemos dizer que tudo o que foi gravado durante sua janela de backup é a Cópia 1. O Offsite é a Cópia 2, ou backup do backup. Geralmente as fitas utilizadas no Offsite são enviadas para um cofre por questão de segurança, pois sua finalidade principal é prover o DR (Disaster Recovery).

  • Policy Domain
Quando os clients são resgistrados no TSMServer, eles são associados a um domínio (Policy Domain). Uma Policy Domain é um grupo de node de políticas de backup com características semelhantes dentro do TSMServer. Tem por objetivo organizar as políticas de backup existentes e os nodes associados a essas políticas.

  • Policy Set
Um Policy Set (conjunto de políticas) contém um grupo de Management Classes (classes de gerenciamento) que existem para um domínio específico. Podemos ter vários Policy Set's dentro de uma Policy Domain, porém somente uma pode estar ativa a cada vez.

  • Management Class
As classes de gerenciamento especificam COMO os arquivos serão gerenciados.

  • Copy Groups
Copy groups controlam como os dados de backup e de archive serão tratados, e qual a retenção dos mesmos.

Obs.: BACKUP e ARCHIVE são formas de backup disponível no TSM.

BACKUP é configurado para manter versões de objetos, ou seja, se você programou um job de BACKUP Incremental diário e no servidor tiver um objeto que é modificado diariamente, todos os dias este objeto será gravado no backup. Desta forma, você programa quantas versões desse mesmo objeto precisa ser mantida.

ARCHIVE é configurado para manter um objeto retido durante seu tempo de vida, ou X dias. Neste caso o job é sempre full e não em consideração versões de arquivo. Basicamente faz o backup full e retém pelo período determinado na Management Class.

Irei entrar em detalhes sobre a estrutura de uma política de backup, com suas opções de configuração amanhã.

Tenham todos um ótimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário