Olá pessoal tudo bem?
Continuando nosso assunto da SLP. Comentei no post anterior um pouco sobre a SLP.
Hoje gostaria de complementar o assunto, pois é importante falar que enquanto a ação de duplicate não finalizar com sucesso, a primeira imagem de backup fica amarrada à SLP e não é expirada.
Então por exemplo, lembrando o exemplo anterior.
1- Backup com retenção de 30 dias em disco de alta performance
2- Duplicate com retenção de 1 ano em fita.
Se a ação 2 não finalizar com sucesso nos próximos 30 dias, mesmo que a ação 1, tenha fixado a retenção do backup com 30 dias, ele NÃO irá expirar enquanto o duplicate não rodar.
Outro exemplo: Você pode configurar a SLP para gravar o backup em um advanced disk para expirar imediatamente após a migração dele para uma fita. Isso significa que enquanto esse dado não duplicar ele não vai expirar de forma nenhuma até que o duplicate execute com sucesso.
Mas existe uma forma de você forçar essa 'desassociação' do backup à SLP. Apesar de não ser recomendado e precisa ter extrema cautela para fazer, é possível.
Via command line direto no MasterServer, rode o comando NBSTLUTIL.
Exemplo: nbstlutil cancel -backupid <clientname_1517977711>
A cautela que eu comento aqui é o seguinte. O backup está marcado para reter por 10 dias e depois de duplicar vai reter por 1 ano. Se passados 10 dias ele ainda não duplicou (e aqui não importa o motivo), você rodar esse comando, já era, seu dado será expirado e você o perderá.
Mas quando usar esse comando? O ideal é nunca, mas existe uma situação que já vi ocorrer e talvez ajude outras pessoas. Um backup que gravou em disco e tinha retenção de 10 dias e depois ficou tentando duplicar para fita para reter por mais 30 dias. Como o ambiente de fitas estava fora do ar, passados 30 dias, o NBU ainda estava tentando duplicar esse dado e de fato não precisava mais.
Ao rodar esse comando o dado perdeu a amarração e portanto foi expirado pelo NBU.
Então é isso. Um forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário