Falae pessoal, tudo bem?
Hoje em dia, a eficiência e a segurança dos dados são cruciais e uma das maneiras mais eficazes de monitorar e melhorar esses aspectos é através do uso de KPIs (Key Performance Indicators).
Você utiliza algum? Conhece a importância de usá-los, em todas as áreas, mas vamos nos ater à nossa.
Bom, primeiramente precisamos entender o que são KPIs?
KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho, são métricas que usamos para avaliar o sucesso de uma organização como um todo, ou áreas ou até mesmo de um projeto específico. Eles fornecem uma visão clara e objetiva do desempenho, ajudando a identificar áreas que precisam de melhorias e aquelas que estão performando bem.
E quais são seus objetivos
Poderíamos resumí-los em 4:
- Monitorar Desempenho: Acompanhar a eficiência e a eficácia dos processos.
- Identificar Problemas: Detectar rapidamente áreas que necessitam de atenção.
- Apoiar a Tomada de Decisão: Fornecer dados objetivos para decisões estratégicas.
- Medição de Sucesso: Avaliar se as metas e objetivos estão sendo atingidos.
Por que empresas deveriam adotar KPIs em Backup e Recuperação?
Imagine que sua empresa realmente se atenta para seus backups, que realmente dá valor para essa área vital e não apenas quando perde alguma informação ou sofre algum ataque. Bem.... podemos afirmar que a integridade e a disponibilidade dos dados são cruciais e a adoção de KPIs específicos para backup e recuperação ofereceriam diversos benefícios:
Garantia de Confiabilidade: Certificar-se de que os processos de backup e recuperação são confiáveis e eficientes.
- Melhoria Contínua: Identificar áreas de melhoria contínua nos processos de backup.
- Redução de Riscos: Minimizar o risco de perda de dados e tempos de inatividade prolongados.
- Compliance: Manter a conformidade com regulamentações de proteção de dados.
O porquê as empresas deveriam usar, já mapeamos. Mas tem de haver alguma motivação para usá-los. E essa motivação vem de algumas necessidades, como por exemplo, aumentar a eficiência, reduzindo o tempo e os recursos necessários para backups e recuperações ou garantir a disponibilidade dos dados, assegurando que os mesmos estarão sempre disponíveis quando necessários.
Uma outra motivação seria manter sua integridade, protegendo os dados contra corrupção e perda ou mesmo apoiando a Governança de TI, para facilitar o cumprimento de políticas internas e regulamentações externas.
Abaixo vou dar algumas ideias de como identificar e categorizar os KPIs
1. Identifique-os:
- Determine as Metas - Clarificando quais são os objetivos do seu processo de backup e recuperação.
- Entenda os Requisitos: Compreenda as necessidades do negócio e as expectativas de desempenho.
2. Categorize-os:
- KPIs de Desempenho:
- Tempo de Backup: Tempo total necessário para completar um backup.
- Tempo de Recuperação: Tempo necessário para restaurar dados a partir de um backup.
- KPIs de Confiabilidade:
- Taxa de Sucesso de Backup: Percentual de backups concluídos sem erros.
- Taxa de Sucesso de Restore: Percentual de recuperações concluídas com sucesso.
- KPIs de Capacidade:
- Utilização de Armazenamento: Percentual de espaço de armazenamento usado pelos backups.
- Taxa de Compressão de Dados: Eficiência da compressão de dados durante o backup.
- KPIs de Custo:
- Custo por Backup: Custo total associado à execução de backups.
- Custo por Recuperação: Custo total associado à recuperação de dados, principalmente se você está utilizando nuvem como repositório de armazenamento.
Tudo muito bacana, mas embora os KPIs sejam excelentes ferramentas, ainda temos alguns desafios para implementar, como por exemplo uma definição clara de métricas relevantes, porque escolher KPIs que realmente refletem a performance e os objetivos do negócio pode ser difícil. Coletar dados também pode ser complicado, principalmente se você tiver um mix de ferramentas e não utilizar alguma ferramenta que consolide todas as coletas. Então, além de coletar, você precisa fazê-lo em tempo hábil. O que adianta demorar na coleta para um ambiente bem dinâmico?
Um outro desafio a ser considerado é a análise e interpretação dessas informações, pois interpretá-los erroneamente pode prejudicar a companhia na tomada de alguma decisão estratégica. Por fim e não menos importante, ajuste seus KPIs conforme a necessidade do negócio e também conforme a tecnologia avança. É o que chamamos de adaptação contínua.
Portanto amigos, o desenvolvimento e a implementação de KPIs para backup e recuperação são essenciais para garantir a integridade, disponibilidade e eficiência dos dados. Se você entender o que é, quais seus objetivos, como identificá-los e categorizá-los, você com certeza pode melhorar significativamente seus processos de backup e recuperação, mitigando riscos e garantindo a continuidade dos negócios. Seu chefe agradece.
Obrigado amigos e até a próxima
abs
Sasso
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