quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Netbackup Import Images


Olá,
Vamos falar um pouco hoje a respeito do import de imagens do Netbackup. O NBU armazena em fita informações de catálogo que servem para realizar o import dessa imagem de backup em outro Master. Um problema no seu Master, crash, migração.. etc. Tendo a imagem de backup gravada, seja em appliances, disco ou tape, é possível fazer o import da imagem.

A primeira coisa a fazer é montar as fitas no robo e adicioná-las a um pool separado dos demais para não correr o risco de movê-las para scratch ou serem sobrescritas por algum erro.


Sete o campo Action para a opção "Import", no Media ID coloque o label da media e clique em "Initiate Import"




Confirme o nome do MediaServer onde as imagens serão importadas e a Media ID e Ok.


Ok novamente para confirmar o Initiate Import.



Após finalização do processo volte a tela do import, insira a Media ID, coloque o range de data que gostaria de analisar e dê um "Search Now"




Aparecerá todas as imagens localizadas na fita. Selecione todas as imagens que queira realizar o import, right-click, opção "Import".




Sete a opção para mostrar todas as imagens no import e confirme.



Assim que der Ok, é possível acompanhar o processo pelo Activity Monitor. O processo vai mostrando as imagens sendo importadas para o Master.




E ao final, mostra a quantidade de imagens efetivamente importadas.



É isso. Espero que ajude de alguma forma quem acompanha as postagens aqui.

PS.: O TSM não foi abandonado. Em caso de problemas ou dúvidas, tanto em Netbackup quanto em TSM mande para tsmnapratica@gmail.com que ficaria feliz se puder ajudá-los.
Abraços.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Netbackup - Problema com Restore de Banco SQL

Olá pessoal,
Muitos assuntos para falar de NBU, mas quero abordar um problema que ocorrido recentemente (hoje!) ao tentar executar um restore de uma base SQL que tinha sido deletada de uma instance. Antes do erro, como está configurado o ambiente.

Master → Linux com NBU 7.7.3
Media → Appliance 5230 com NBU 7.7.3
SQL Client → 7.7.3

SQLServer 2008 montado em um cluster Windows 2012 com 06 DB Instances, ou seja, 06 clusters groups. Basicamente o restore era de uma base de uma dessas instances.

O primeiro passo é abrir a interface gráfica do NBUClient e preencher as informações de HOST/Instance. Reparem que o Client foi aberto com meu usuário, portanto 'carregado' com as permissões pertinentes a ele.

O primeiro erro:
Ao dar Ok, veio a primeira mensagem de erro conforme abaixo.

Aí lembrei que todos os serviços do NBU estão amarrados a um usuário de serviço com permissão no banco. Preenchi as infos de Userid/Pass deste usuário e ainda assim não funcionou. Verificado posteriormente que este usuário de serviço estava com login interativo desabilitado.

A ação realizada então, foi o DBA liberar meu usuário com permissão sysadmin somente na Instance que iremos trabalhar.

Dica: Quando for abrir o NBU SQLClient, right-click e abra-o com a opção "Run as administrator".



Sigamos. Com o client já aberto e autenticado na Instance, utilizar a opção File Restore.

O segundo erro:
Esse erro indica falta de permissão para carregar as imagens de backup gravada.


Isso ocorre, pois apesar do meu usuário ter permissão na instance, devemos lembrar que o backup foi gravado com outro usuário.

Esse foi simples de resolver. Fomos no masterserver e dentro do altnames, criamos um arquivo chamado "No.Restrictions", o que em termos práticos, libera a bagunça, ou seja, pode-se fazer restore de um lado para outro sem nenhuma restrição e com usuário diferente do que o usado para o backup. Podemos explorar mais esse parâmetro em outra oportunidade. 



Dica: Não esquecer de remover o "No.Restrictions" depois

Com tudo liberado, feito uma nova tentativa e agora sim, as imagens de backup apareceram.

Selecionado a imagem necessária.




Aqui algumas opções interessantes e cabe um post somente para restore de SQL mais pra frente.

- Restore do objeto selecionado
- Opção de replace setada, pois tinha a confirmação que poderia fazê-lo (sempre confirme com o cliente e/ou DBA). Não saia sobrescrevendo bancos por aí.
- Recovery - Essa opção faz o recover do banco ao final do restore, aplica os logs necessários e deixa o banco já online e acessível.


Deixado a opção "Lauch Immediately" e Restore.

Do lado do NBU SQL Client, apertando "F9", é possível acompanhar o restore.


Do lado do NBU Master Server também dá.


E do lado do SQL Visual Studio também. Reparem que durante o processo de restore, a base fica com status "Restoring"



 Restore finalizado com sucesso. Base liberada para o cliente.




Abraços

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Bem vindo Netbackup

Olá pessoal,
Os últimos anos foram complicados para escrever. Muitas coisas acontecendo, muitas mudanças. Mas enfim, vamos tentar voltar aos poucos a escrever e agora com uma novidade chamada Veritas Netbackup.

Isso aí.. trocamos o software de backup e estamos agora nos adaptando ainda a ferramenta. Coisas boas vindo, coisas não tão boas... Mas aos poucos vamos aprendendo e a idéia é continuar o que fizemos nas últimas postagens de TSM: Dicas de problemas que passamos e na prática, como foi resolvido.

E para isso, mudamos de nome. Agora somos tsm-netbackup-napratica.blogspot.com.

Um abraço e vamos em frente.
Sasso