domingo, 4 de setembro de 2011

Conselhos para novos administradores - Parte 3

Investigar os primeiros indícios de problemas:
Muitas vezes vemos em posts do ADSM-L onde um administrador fala ter percebido alguns dias antes indícios de um problema, porém não tomou nenhuma ação – e em uma última análise, o problema se tornou uma calamidade. Não ignore um indício de problema: a natureza está tentando lhe dizer algo.

Melhor ainda: Procure os problemas antes que eles martelem sua cabeça. A maioria das pessoas não olham o dsmerror.log a menos que alguma falha notória obrigue-o a fazê-lo; Esta log pode conter informações valiosas relativas a arquivos não encontrados, delay na rede, e problemas relacionados a fitas. Da mesma forma, analise os registros do Sistema Operacional para os problemas (por exemplo, AIX Error Log, Windows Event Viewer...etc).

Planeje as configurações do TSM para Recuperações, mais do que para Backups:
Muitos Administradores inexperientes, dada a tarefa de criação de TSM "no vácuo", planeja a configuração para a melhor performance de backups. Errado! O ponto crítico de todo o software de backup é a recuperação rápida de dados. Se você otimizar seu ambiente para backups, provavelmente o resultado irá causar impacto no momento de recuperação.

Por exemplo, o administrador novato não vai usar o collocation, fazendo com que todas as fitas sejam utilizadas por completo. Óbvio, ele faz isso; Mas no restore de um determinado node:filespace:diretório, o processo de recuperação terá que procurar em todas as fitas que estão compartilhadas com outros nodes, outros filespaces.

Isso não quer dizer que a velocidade de recuperação deve ser o único fator na hora de projetar seu sistema: Ir totalmente nesse sentido pode criar uma situação onde os backups terão sua janela de execução prolongadas, ou que necessite utilizar mais drives ou fitas que podem estar ou não disponíveis. Seu projeto, portanto, tem que estar compromissado para melhor otimizar o tempo de restore.

Uma boa tarde a todos!
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato fazendo comentários nos posts ou enviando email para tsmnapratica@gmail.com

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou um utilizador novato de TSM, em Portugal será que me pode explicar como funciona o TSM collocation?
    Valeu pelo seu site. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rcara, tudo bom?
    Dá uma olhada no post http://tsmnapratica.blogspot.com.br/2010/08/processos-administrativos-continuacao-2.html

    Lá fala um pouquinho do Collocation.

    Um abraço

    ResponderExcluir