Pessoal, boa noite,
Vimos dicas importantes no post anterior, como o quão importante é conhecer o ambiente que estaremos administrando e uma das peças chaves para a boa administração que é a monitoração.
Vamos as dicas de hoje....
Mantenha registros:
Ao alterar qualquer arquivo de um sistema crítico, SEMPRE faça uma cópia antes. (Obs.: Eu criei um comando ‘bkupfile’, que executa um ‘cp –p’ para fazer uma cópia do arquivo, acrescentando-se um datestamp YYYYMMDD para indicar a data da mudança; E esse comando é usado religiosamente sempre que for realizar uma modificação em algum arquivo).
É de valor inestimável usar este procedimento, para apontar quando as mudanças foram feitas, e fornecendo alguma coisa para realizar fallback em caso de problemas.
De alguma forma, preservar o conteúdo do ACTLOG para uma época que engloba a reutilização da fita mais antiga. Apenas o ACTLOG lhe dará uma imagem clara do uso da fita ao longo do tempo, o que também é uma informação de valor inestimável ao tentar descobrir o que foi gravado e quando - particularmente em situações de recuperação.
Leia arquivos README!!!
Por mais óbvio que isso deve ser, e acompanhando os posts do ADSM-L, pouquíssimos clientes realmente lêem o README. É extremamente importante, pois os fabricantes sempre fornecem informações suplementares.
Os mesmos usam tais arquivos para fornecer as informações mais atualizadas sobre o software que está a ponto de usar. Informações que podem complementar e/ou instruções corretivas feitas na documentação formal além de fornecer avisos sobre a melhor forma de usar o software, baseado em descobertas recentes. Ignorar este arquivo é colocar você e os demais recursos da sua área em risco: no mínimo, você pode perder tempo; na pior das hipóteses, os danos podem ser irreversíveis.
Fique ligado!
Caso tenham alguma sugestão, reclamação, correção, ou qualquer outra coisa, por favor compartilhem. Escrevam, compartilhem ou mandem email para tsmnapratica@gmail.com.
Um grande abraço a todos.