quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conselhos para novos administradores - Parte 2

Pessoal, boa noite,

Vimos dicas importantes no post anterior, como o quão importante é conhecer o ambiente que estaremos administrando e uma das peças chaves para a boa administração que é a monitoração.

Vamos as dicas de hoje....

Mantenha registros:
Ao alterar qualquer arquivo de um sistema crítico, SEMPRE faça uma cópia antes. (Obs.: Eu criei um comando ‘bkupfile’, que executa um ‘cp –p’ para fazer uma cópia do arquivo, acrescentando-se um datestamp YYYYMMDD para indicar a data da mudança; E esse comando é usado religiosamente sempre que for realizar uma modificação em algum arquivo).
É de valor inestimável usar este procedimento, para apontar quando as mudanças foram feitas, e fornecendo alguma coisa para realizar fallback em caso de problemas.

De alguma forma, preservar o conteúdo do ACTLOG para uma época que engloba a reutilização da fita mais antiga. Apenas o ACTLOG lhe dará uma imagem clara do uso da fita ao longo do tempo, o que também é uma informação de valor inestimável ao tentar descobrir o que foi gravado e quando - particularmente em situações de recuperação.


Leia arquivos README!!!
Por mais óbvio que isso deve ser, e acompanhando os posts do ADSM-L, pouquíssimos clientes realmente lêem o README. É extremamente importante, pois os fabricantes sempre fornecem informações suplementares.
Os mesmos usam tais arquivos para fornecer as informações mais atualizadas sobre o software que está a ponto de usar. Informações que podem complementar e/ou instruções corretivas feitas na documentação formal além de fornecer avisos sobre a melhor forma de usar o software, baseado em descobertas recentes. Ignorar este arquivo é colocar você e os demais recursos da sua área em risco: no mínimo, você pode perder tempo; na pior das hipóteses, os danos podem ser irreversíveis.

Fique ligado!

Caso tenham alguma sugestão, reclamação, correção, ou qualquer outra coisa, por favor compartilhem. Escrevam, compartilhem ou mandem email para tsmnapratica@gmail.com.

Um grande abraço a todos.






quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conselhos para novos administradores - Parte 1

Pessoal, bom dia

Recebi um documento de um colega há muito tempo. Estava perdido em um dos meus HD´s. Gostaria de compartilhar com vocês. É grande, portanto vou dividir em postagens.


Conhecer e entender os sistemas que será responsável:
Nenhum esforço é suficientemente forte, como parte de uma implementação de um sistema crítico, é absolutamenteo essencial que se torne familiar deste sistema, o que significa que você deve ler os manuais e se torne familiar com todos os elementos e saiba onde procurar informações, particularmente, informações relacionadas a problemas.

Administrar e monitorar o sistema:
É incrível, mas no mailing do ADSM-L, nós repetidas vezes encontramos clientes que estão escrevendo sobre o porque seus sistemas falharam..... porque os sistemas não receberam níveis adequados de administração, ou seja, cuidado. O elemento mais vital da administração é a monitoração, particularmente para a escassez de recursos. Você precisa para olhar constantemente a utilização do DB e LOG do TSM, a disponibilidade de fitas scratchs, a disponibilidade de drives, e similares. É imensamente frustrante ver um cliente escrever sobre a queda de um TSMServer, causada pelo estouro da área de Log.... cujo uso já estava crescendo ao longo do tempo, onde o administrador teve tempo suficiente por algumas semanas para aumentar o tamanho desta área ou alterar os schedules que estavam causando o "log pinned" para que o uso da log seja mais racional.

Lembrem-se.: O universo favorece aqueles que prestarem atenção!!!

Um bom dia a todos!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

METAFRAME - RC12

Bom dia a todos,

Recentemente tivemos um problema em nosso ambiente e gostaria de compartilhar a solução aplicada.

Em um ambiente Windows Metaframe, as unidades de disco locais (C:\ D:\ E:\) não ficam visíveis no SO, porém se você digitar no Windows Explorer C:\, ele consegue acessar a unidade sem qualquer erro.

No OPT estava configurado.:
Domain C:\
Domain D:\
Domain E:\
Domain SystemObject

Mesmo assim, ao tentar executar o backup a mensagem de erro era a seguinte.: File System not ready

A solução implementada.:
Existem duas chaves de registro no Windows que define se os discos locais serão ocultados para o usuário.

Local 1
My Computer\HKEY_USERS\S-1-5-18\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

Local 2
My Computer\HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

A solução foi a remoção da chave de registro NoDrives do Local 1. Assim as unidades locais ficaram acessíveis para o client do TSM e com isso o backup foi executado normalmente.

Caso tenham alguma sugestão, reclamação, correção, ou uma outra alternativa de solução para o tópico, por favor compartilhem.

Um abraço a todos.