quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

TSM Database Backup

Pessoal, tudo bem?

Recebi algumas perguntas sobre o backup do DB e pelo teor dessas perguntas, é possível concluir que principalmente novos "desbravadores" dessa poderosa ferramenta possui algumas dúvidas sobre como lidar com ele.

Eu considero, basicamente o backup do DB do TSM o backup mais importante do nosso ambiente, uma vez que é nele que estão todos os apontamentos, informações a respeito de todo ambiente de backup, desde informações de server e clients, até informações sobre o gerenciamento dos dados armazenados.

E por que o backup do DB é o mais importante? Se o servidor do TSM sofrer um crash e houver corrupção do DB, será necessário fazer restore dele. Se você não possuir um backup atualizado, o banco voltará com a posição do último backup e dessa forma perderá todas as informações gravadas e armazenadas desde a data do último backup até o crash.

Exemplo (verídico).:
O ambiente TSM foi implementado em 01/MAR/2012 e o último backup do DB foi executado nessa data. Infelizmente, hoje 26/DEZ/2012, caos o DB seja corrompido, será necessário fazer o restore com base no último backup full, ou seja, se o último backup do DB foi no dia 01/MAR, todos os backups gravados entre 01/MAR e 26/DEZ foram definitivamente perdidos. Isso ocorre porque, todos os dados gravados nas fitas de lá para cá, ao voltar o restore é como se esses dados não existissem, já que o TSM voltará com data de 01/MAR.

Para verificar quando foi o último backup do DB, utilize o comando.: q volhist t=dbb ou t=dbs

Tipo de Backup
Full - Executa o backup full do banco do TSM.
Incremental - Executa um backup incremental de todos os dados do DB que foram modificados desde o último backup full executado com sucesso.
DBSnapshot - Executa um backup full (image) do banco do TSM sem interromper o ciclo de execução dos backups fulls e incrementais. Normalmetne utilizado para ambientes com DRM configurado, já que essas cópias, são as que vão para cofre externo (offsite).

Executar o backup do DB é um processo administrativo. Com um schedule t=a é possível agendar sua execução, e da mesma forma que o backup é agendado é possível checar sua execução com um simples query event.

Execução
A execução do backup do DB é simples e lembre-se que na dúvida de executar algum comando, na própria console é possível chamar o HELP que mostrará todos os parâmetros necessários.

Exemplo de Backup Full (DBB).
backup db devc=device_class_name type=full scratch=yes wait=yes

Exemplo de Backup Incremental
backup db devc=device_class_name type=incremental scratch=yes wait=yes

Exemplo de Backup Snapshot (DBS)
backup db devc=device_class_name type=dbs scratch=yes wait=yes

Criando um schedule administrativo para o backup do DB.:
def sched backup_db t=a cmd='backup db t=full devc=lto scratch=yes wait=yes' active=yes startt=09:00 startd=today per=1 peru=day day=any

O resultado desse comando é a criação de um schedule chamado BACKUP_DB que executará um backup full todos os dias as 09:00hs

Para checar a execução do schedule.: q event backup_db t=a
Ou você pode checar diretamente o volhistory.: q volhist t=dbb

Um abraço e um excelente 2013 a todos os colegas, principalmente aqueles que estarão de plantão nessa virada!