terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Qual fita utilizar em um restore ?

Um das coisas que considero ruim no TSM e que a IBM poderia melhorar é.: Como identificar facilmente quais fitas vou precisar para um determinado restore?

Sabemos, por exemplo, que o Netbackup em um processo de restore, basta clicar no botão PREVIEW, que ele informa qual fita será utilizada.

E no TSM?

Se você possui um ambiente pequeno, provavelmente todas as fitas estarão no robo, então não tem do que se preocupar. Com ambientes corporativos, de grande porte, pode ser um pouco complicado, pois provavelmente a quantidade de SLOTS disponíveis no seu robo não são suficientes para armazenar todas as suas fitas.

Podemos utilizar o comando query nodedata . Ele trará todas as fitas associadas a um determinado node, facilitando assim, a identificação das fitas.

E se tivermos um node com muitos filespaces e precisarmos fazer o restore de somente um deles? Abaixo tem um select que irá ajudar a indentificar essas fitas.

select volumeusage.node_name, volumeusage.filespace_name, volumeusage.volume_name from volumes,volumeusage where volumes.volume_name=volumeusage.volume_name and ((volumeusage.node_name='NODE_NAME') and volumes.LAST_WRITE_DATE between timestamp('AAAA-MM-DD HH:MM:SS.000000') and timestamp('AAAA-MM-DD HH:MM:SS.000000') and (volumeusage.filespace_name in ('FILESPACE_NAME')))

Utilize o timestamp para filtrar a data, como por exemplo, mostrar todas as fitas utilizadas entre 01/12/2011 a 19/12/2011.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou correção, entre em contato pelo blog ou pelo email tsmnapratica@gmail.com

Um abraço a todos.